sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Livros que (sempre) vale a pena ler de novo


Se tem uma coisa que é quase sagrada para mim é reler livros. Em janeiro eu tenho quase que uma mania, uma coisa sagrada para mim, que é reler livros. Tenho aquela pequena lista de livros que eu sempre leio nessa época do ano. Vou falar de algum deles para vocês.

A Hospedeira, por Stephenie Meyer

Essa é uma autora um tanto polemica. Alguns amam e outros odeiam. Ela é principalmente odiada por Crepúsculo. Eu até gosto da serie, mas não sou mais tão louca por ela. Mas se tem um livro que eu achei incrível dessa autora é A Hospedeira. Esse livro está entre os primeiros da minha coleção, o comprei a 3 anos e eu o leio sempre em janeiro.

A historia é uma mistura de romance com distopia. Peregrina é uma Alma. Uma espécie alienígena que invadiu e possuiu a Terra, dominando o corpo de todos os habitantes do planeta. Peregrina está no corpo da humana Melanie, uma humana que fazia parte dos poucos que resistiram a invasão. Logo após ser inserida no corpo de Melanie, Peregrina ouve a voz dela em sua cabeça, o que não é normal, não é normal os hospedeiros permanecerem depois de uma Alma ser inserida em seu corpo. Com o tempo, isso só piora, Peregrina tem sonhos com as memórias de Melanie, e as vezes sua voz fala com ela. Melanie também barra algumas informações em sua mente, o que deixa Peregrina ainda mais aflita.


Nas memórias e sonhos de Melanie há sempre duas pessoas que estão muito presentes, Jamie, o irmão dela, e Jared, o antigo namorado. Com tantos sonhos, com tantas lembranças tão vivas, Peregrina acaba por se apaixonar por Jared também e começa a desejar que eles não são encontrados pelos Buscadores – a policia das almas. Para impedir que eles sejam capturados, Peregrina segue atrás das pistas de Melanie – agora bem viva em sua mente – para encontrá-los e talvez outros humanos resistentes.

Apesar de muitos não gostarem, eu amo esse livro. Para quem teve paciência e mente aberta, é a prova que Meyer tem talento e sabe o usar. Sei que tem muitos que desejam uma sequência, eu já sou contra. É um bom livro sozinho, acho que se ela escrever uma sequência, tira toda a magia da historia.

Calafrio e Espera, por Maggie Stiefvater

Esses dois livros são parte de uma trilogia: Os Lobos de Mercy Falls, e é realmente uma das series que eu mais amo. Eu não os releio sempre em janeiro, eu escolho qual vou reler no ano, mas tem vezes que eu releio os dois. Ainda não li o final da serie, Sempre, mas mal espero para poder ler.

A serie Os Lobos de Mercy Falls é mais romance do que fantasia, é a historia de amor entre Sam, um lobisomem, e Grace, uma garota humana. Parece clichê, mas passa longe daquele estereotipo de garoto sobrenatural se apaixona por garota humana e eles não pode ficar juntos. Os lobos de Stiefvater não se transformam na lua cheia, e sim no inverno, no frio, e no verão, são humanos. Grace conhece Sam quando após a morte de um garoto pelos lobos é proposta uma caçada para matá-los ou apenas espantá-los. Sam, como lobo, é atingido e acaba indo parar na parte de trás da casa de Grace, pelado e ensangüentado. Ela o leva ao hospital e após ver os olhos amarelos do menino, logo sabe quem ele é, um dos lobos que vivem no bosque atrás da sua casa, o seu lobo, o único de olhos amarelos no bando.

Eles começam um romance, mas aquele é o ultimo ano como humano de Sam, pois depois de alguns anos de transformação eles param de se transformar e continuam lobos até a morte. Eles então procuram uma cura para Sam, ao mesmo tempo que tentam não pensar que aquele é o único ano em que eles poderão ficar juntos.

Esse é um dos melhores romances que eu já tive oportunidade de ler, Stiefvater o fez meticulosamente bem, que é até incrível comparado aos outros romances adolescentes que vemos por aí. Se eu não ler esse livro em janeiro, o meu ano não começa bem.

A Mulher do Viajante No Tempo, por Audrey Niffenegger

Se tem outro livro que eu amo é esse. É um dos poucos livros adultos que eu tenho, quase esmagado pela quantidade de livros infanto-juvenil em minha estante. Há uma versão cinematográfica deste livro, o qual eu não indico, o livro é mil vezes melhor, apesar de saber de gente que viu e leu o livro e gostou da versão do filme. Digo para sempre lerem esse livro antes de ver o filme, principalmente porque ele é cheio de detalhes. Para quem viu o filme, a historia as vezes vai parecer forçada e sem sentimentos.

Esse livro fala de Clare e Henry, um casal pouco convencional. Henry é um viajante no tempo, ele volta no tempo e vai para o futuro às vezes, sem poder controlar essa mudança genética em si. Em toda a sua juventude, ele passou em festas e sem se preocupar com nada, até que conhece Clare, que diz já o conhecer e que eles vão se casar no futuro. Ele se espanta, mas mesmo assim, ouve o que ela diz, pois se ela diz que o conhece de suas viagens ao passado/futuro, ela deve estar certa.

Clare cresceu com as visitas de Henry, sabendo que um dia ela o reencontraria no próprio tempo e se casaria com ele. E quando o encontra no seu presente, ela o turbina com coisas sobre o futuro dos dois, mas mesmo assim vê tudo o que o futuro ele disse acontecer.

É um livro simples com um tema complicado. Audrey misturou todos os problemas de um casal normal + o dom de viajar no tempo de Henry e criou um livro incrível. Não escondo minha paixão por esse livro, é realmente lindo, e triste ao mesmo tempo. Com o poder de Henry, acabamos por saber coisas que vão acontecer, mas quando elas acontecem ainda torcemos para que não aconteça. É uma historia de amor que invejamos, mas que mesmo assim, não desejamos para nós.

Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa

Okay, esse livro eu adquiri esse ano e ainda não o reli em janeiro, mas já está na minha lista para reler ano que vem. O indicaram para mim a muito tempo, mas eu nunca abria o ebook para ler, quando eu achei a versão de bolso e comprei. Eu não canso de dizer o quanto Mario Vargas é incrível e quanto amo seus livros, mas foi com Travessuras da Menina Má que o conheci e com ele que vi sua genialidade.

Travessuras da Menina Má é a historia de encontros e desencontros de Ricardo e Lily. Ricardo sempre foi um menino sonhador que queria um dia ir para Paris e viver toda a sua vida lá, até que conheceu Lily, uma colombiana que tinha se mudado para o Peru recentemente, e se apaixonou. Mas Lily não era uma colombiana e sim fingia ser. E esse foi a primeira vez que eles se encontraram e ele se apaixonou por ela. Através do tempo, eles continuam a se encontrar, ela sempre com um nome diferente e com um marido diferente, e ele sempre a amando.

É realmente uma historia tocante, Lily – que não vou dizer seu verdadeiro nome aqui, por ser um grande spoiler – sempre inquieta e nunca feliz com o que tem foi a minha personagem preferida desde o inicio, seu desejo de liberdade, de nunca parar, de sempre mudar, de sempre querer interpretar personagens diferentes que não sejam ela mesma. Ricardo também não fica atrás, com seu amor fiel, aceitando ela sempre que a encontra em varias partes do mundo, mesmo ela sempre dizendo que nunca se casaria com ele e que não pode retribuir todo aquele amor.

Posso não ter relido esse livro ainda, mas pode apostar que janeiro de 2013 não será a primeira vez que eu o relerei.

Um comentário:

  1. Eu AAAAAAAAAAMO Shiver(Calafrio) *-*
    Aiiinda estou no começo de A Hospedeira, o começo foi beeeeeeem chatinho, mas agora estou gostando mais. Preteeeendo terminar até o próximo mês!

    Beeijos e boas leituras!
    The Serial Reader

    ResponderExcluir